Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Novena de Natal - 2° Dia




 NOVENA DE NATAL

2022


2° Dia da Novena de Natal

(Diocese de Roma)


RITOS INICIAIS 

(O Presidente da celebração juntamente com a equipe de celebração entram enquanto canta-se um canto apropriado chegando ao altar e feita a devida reverência ao altar SEM o beijar dirigi-se ao local de onde irá presidir essa novena)

Pres: Neste segundo dia da Novena de Natal, a Liturgia nos apresenta o relato da genealogia do Senhor Jesus. Um texto que, se olharmos sem atenção, são apenas nomes que desconhecemos, mas se descobrirmos o sentido deles, o significado que eles têm na história de Israel, veremos que São Mateus nos situa no centro da história de Israel e nela Jesus, que nasceu da Maria Virgem. Neste dia, aproveitemos para valorizar o significado de ter uma família, pessoas que nos deram a vida, um apelido, um lar, carinho e afeto.

(O Presidente da Celebração dirige as suas palavras ao povo presente sobre a novena de natal)

Oração Inicial

Pres: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ass: Amém!

Pres: Maria, Virgem Grávida, Mulher de Deus, Virgem do ‘sim’ fecundo, Tu, que fecundaste ao Verbo de Deus e O levaste em Teu seio durante nove meses, sentindo-O palpitar e crescer dentro de Ti, experimentando Sua presença e sendo transformada por Ele. Nestes dias que antecedem ao nascimento de Teu Filho, nós queremos acompanhar-Te, queremos estar contigo para aprender de Ti a levar Deus no coração e deixarmo-nos transformar por Sua presença. Maria, Virgem Grávida, nós Te pedimos que, ao acompanhar-Te, sejas Tu quem interceda por cada um de nós, para que possamos celebrar o Natal cheios da presença de Teu Filho em nossa vida. Maria, Virgem Mãe, mulher da espera confiada, pede por nós, para que, neste Natal, todos possamos ficar mais perto de seu Filho e, assim, sermos capazes de recomeçar, de perdoar e sermos perdoados, de voltar a amar, e sermos curados interiormente para celebrar e viver a vida de Deus em nós. Maria, Virgem do ‘sim’ e da realização, Virgem Mãe do silêncio eloquente, ajuda-nos a celebrar este Natal, tendo Teu Filho como centro de nossa vida. Maria, pede por nós agora e sempre

Pres: Que assim seja!”

Ass: Amém 

MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

Liturgia da Palavra

ALELUIA ALELUIA ALELUIA

ALELUIA ALELUIA ALELUIA

(Enquanto canta-se o presidente ou algum padre ou diácono que participa da novena dirigi-se ao ambão e proclama o evangelho)

Enquanto isso, o diácono que vai proclamar o Evangelho, inclinando-se diante do sacerdote, pede a bênção em voz baixa:
Diác: Dá-me a tua bênção.

O sacerdote diz em voz baixa:
Pres: O Senhor esteja em teu coração e em teus lábios para que possas anunciar dignamente o seu Evangelho: em nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo.
O diácono responde:
Diác: Amém.

Se não houver diácono, o sacerdote, inclinado diante do altar, reza em silêncio;
Pres: Ó Deus todo-poderoso, purificai-me o coração e os lábios, para que eu anuncie dignamente o vosso santo Evangelho.

12. O diácono ou o sacerdote dirige-se ao ambão, acompanhado, se for oportuno, pelos ministros com o incenso e as velas, e diz:
Diác ou Sac: O Senhor esteja convosco.
O povo responde:
Ass: Ele está no meio de nós.
     
O diácono, ou o sacerdote, fazendo o sinal da cruz no livro e, depois, na fronte, na boca e no peito, diz:
Diác ou Sac: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus

Ass: Glória a vós, Senhor.

Sac:  1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naas­son gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12Depois do exílio na Ba­bilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zo­robabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze.

Terminado o Evangelho, o diácono ou o sacerdote diz:
Diác ou Sac: Palavra da Salvação.
O povo aclama:
Ass: Glória a vós, Senhor. 

REFLEXÃO DO EVANGELHO
(O Presidente da Celebração faz a reflexão do Evangelho proclamado.)

Oração

Pres: Maria, Mãe minha, nestes dias que estamos buscando entrar no clima de Natal, pedimos Tua ajuda para que Tu intercedas por nós, para que, ao celebrar o nascimento de Teu Filho, nosso Senhor, cada um de nós se sensibilize mais e mais do amor do Pai por nós, da importância do que fez Jesus, dignificando nossa vida com a Tua. Intercede por nós, para que, neste Natal, nos aproximemos mais do Teu Filho.

Pres: Assim Seja

Ass: Amém 

Oração Final da Novena

Pres: Menino Jesus, Tu és descendente de Davi, de Abraão, o Filho de Maria Virgem; Tu tens assumido a nossa história, formando parte dela. Tu, na plenitude dos tempos, quiseste nascer de uma Mulher e ser um de nós, para nos demonstrar o grande e lindo valor que é ter uma Mãe, uma família, pessoas do mesmo sangue, com quem partilhar a vida, sendo queridos e apoiados, crescendo como pessoas para termos sentimentos de unidade, carinho e afeto, de solidariedade e compreensão, imitando a Tua família.Menino Jesus, Tu que tiveste uma família, abençoa a nossa e faz que nela os pais tenham sentimentos de entrega de amor e carinho; de interesse e sensibilidade; que se queiram e vivam um para o outro, e que os filhos sintam em todo momento o amor que Tu nos tem por meio do amor dos pais. Menino Jesus, abençoa cada família e encha-as de amor e ternura, como o tiveste Tu de tua Mãe e de José.

Pres:Que assim seja.

Ass: Amém 

BENÇÃO FINAL


141. Se necessário, façam-se breves comunicações ao povo.

142. Segue-se o rito de despedida. O sacerdote, abrindo os braços, saúda o povo:
Pres: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.

O sacerdote ou diácono diz:
Sac ou Diác: Inclinai-vos para receber a bênção.

O sacerdote abençoa o povo, dizendo:
Pres: Abençoe-vos o Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
Ass: Amém.

Depois, o diácono ou o próprio sacerdote diz ao povo, unindo as mãos:
Pres ou Diác: Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.

O povo responde:
Ass: Graças a Deus.

(Novena retirada do site da canção nova, com adaptações para bem celebrarmos em nossa realidade).
Postagem Anterior Próxima Postagem