NOVENA DE NATAL
2022
1° Dia da Novena de Natal
(Diocese de Roma)
RITOS INICIAIS
(O Presidente da celebração juntamente com a equipe de celebração entram enquanto canta-se um canto apropriado chegando ao altar e feita a devida reverência ao altar SEM o beijar dirigi-se ao local de onde irá presidir essa novena)
Pres: Hoje, iniciamos a Novena de Natal. É um tempo especial dentro de outro tempo também especial, que é o Advento. Todos esses dias estão marcados pela espera gozosa do nascimento do Nosso Senhor Jesus. Nestes nove dias, a Igreja nos exorta a centrarmos mais no Senhor, olhando as atitudes de Maria e de José, a fim de aprendermos com Ele como se vive de acordo com a vontade do Pai.Que estes dias de preparação para nascimento do Filho de Deus nos ajudem a também preparar o nosso coração, para que Jesus nasça em cada um de nós.
(O Presidente da Celebração dirige as suas palavras ao povo presente sobre a novena de natal)
Oração Inicial
Pres: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ass: Amém!
Pres: Maria, Virgem Grávida, Mulher de Deus, Virgem do ‘sim’ fecundo, Tu, que fecundaste ao Verbo de Deus e O levaste em Teu seio durante nove meses, sentindo-O palpitar e crescer dentro de Ti, experimentando Sua presença e sendo transformada por Ele. Nestes dias que antecedem ao nascimento de Teu Filho, nós queremos acompanhar-Te, queremos estar contigo para aprender de Ti a levar Deus no coração e deixarmo-nos transformar por Sua presença. Maria, Virgem Grávida, nós Te pedimos que, ao acompanhar-Te, sejas Tu quem interceda por cada um de nós, para que possamos celebrar o Natal cheios da presença de Teu Filho em nossa vida. Maria, Virgem Mãe, mulher da espera confiada, pede por nós, para que, neste Natal, todos possamos ficar mais perto de seu Filho e, assim, sermos capazes de recomeçar, de perdoar e sermos perdoados, de voltar a amar, e sermos curados interiormente para celebrar e viver a vida de Deus em nós. Maria, Virgem do ‘sim’ e da realização, Virgem Mãe do silêncio eloquente, ajuda-nos a celebrar este Natal, tendo Teu Filho como centro de nossa vida. Maria, pede por nós agora e sempre
Ass: Que assim seja!”
MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
Liturgia da Palavra
ALELUIA ALELUIA ALELUIA
ALELUIA ALELUIA ALELUIA
(Enquanto canta-se o presidente ou algum padre ou diácono que participa da novena dirigi-se ao ambão e proclama o evangelho)
O sacerdote diz em voz baixa:
O diácono responde:
Diác ou Sac: O Senhor esteja convosco.
O diácono, ou o sacerdote, fazendo o sinal da cruz no livro e, depois, na fronte, na boca e no peito, diz:
Pres: Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes e anciãos do povo: Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: `Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’O filho respondeu: `Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: `Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?’ Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: ‘O primeiro. ‘ Então Jesus lhes disse: ‘Em verdade vos digo, que os publicanos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os publicanos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele.
Pres: “Senhor Jesus, ao iniciar este caminho para o Teu Natal, pedimos que nos ajude, para que, ao celebrar Teu nascimento, cada um de nós possa se aproximar mais de Ti. Que nos renovemos em Tua Palavra, que sejamos sinceros e autênticos com nós mesmos, que o Senhor nos dê a graça de deixarmos tudo aquilo que nos separa de Ti, que tenhamos o valor de reconhecer aquilo que está mal e saibamos dar o passo para nos convertermos, para que Tu nos transformes com Tua graça. Senhor, derrama em cada um de nós Tua graça e Teu amor, para que saibamos corresponder ao Teu amor e cheguemos a Ti com um coração sincero. Senhor, ajuda-nos a voltar a Ti. Ajuda-nos a viver aquilo que é essencial, aquilo que nos dá a verdadeira felicidade. Senhor, faz com que possamos viver um Natal cheio de Tua presença e do Teu amor.
Ass: Que assim seja.”
Oração Final da Novena
Pres:. Menino Jesus estamos esperando por Ti, estamos nos preparando para o Teu Natal, estamos querendo que este seja também o nosso. Nesse sentido, a liturgia nos apresenta a parábola dos dois filhos, mostrando-nos qual deve ser nossa atitude e nossa relação contigo, indica-nos que não é questão de dizer ‘sim’, mas não fazer nada depois. Tu nos mostraste que a fé não é questão de saber coisas, mas de viver e fazer o que Tu nos pedes.” “Menino Jesus, neste dias antes do Natal, ajuda-nos para que sejamos sinceros com nós mesmos, que saibamos ver e conversar como casais, em família, aquilo que não está bem, o que está nos dividindo, o que vai desgastando o amor, aquilo que nos leva à rotina.” “Menino Jesus, concede-nos a graça de saber deixar o que não nos faz felizes e o que faz mal aos demais. Ajuda-nos que, em Teu Natal, nos renovemos e saibamos recomeçar, que tenhamos o valor de viver o que Tu nos pedes, que vivamos a nova vida que Tu nos trazes, e assim possamos celebrar um Natal diferente, cheio de amor e paz, de ternura e gozo como foi o Teu.
Pres: Que assim seja!”
Ass: Amém!
BENÇÃO FINAL
