Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Carta Circular por ocasião do Natal do Senhor - Diocese de Roma



DOM SAMUEL HENRIQUE CARDEAL DOS SANTOS
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
VIGÁRIO-GERAL PARA A DIOCESE DE ROMA
___________
ANO JUBILAR DE 2025
"A ESPERANÇA QUE NOS RENOVA"

Aos diletos filhos espalhados por todo orbi romano, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

"O povo, que andava na escuridão,
viu uma grande luz;
para os que habitavam nas sombras da morte,
uma luz resplandeceu."

   Querendo mostrar ao ser humano, com tal amor o mesmo é amado, não hesitou, fez-se carne de nossa carne. Enquanto há humanos, querendo ser deuses, para massacrar e oprimir, Deus se fez homem, para amar é libertar, eis aí! o Evangelho que pode transformar todo o mundo! Na Missa de Galo no dia de ontem, o Papa Leão nos recordava com palavras semelhantes o mistério do Natal, e por que não refletir? o mistério tão incalculável do amor de Deus?!

   Caríssimos, presos as vezes, a um modo de vivência da fé, como que uma séria de checklist, coisas que podem e não podem ser feitas, a fé, se torna um fardo, e não o que de fato ela é. Viver a fé, é viver o amor, o amor de Deus que se dá, e o nosso amor de retribuir com generosidade.

   Durante esse ano, tantas atividades, tantas coisas, que não tenham sido feitas, somente pra cumprir uma obrigação, mais que tenham sido feitas, verdadeiramente, para amar! E foi pra isto que Cristo nasceu, pra nós mostrar o que é o amor, amar e se dar, muito mais que nós dá algo, ele próprio se deu, e muito mais de coisas que podemos dar a ele, ele nós quer!

   Deus, dono de toda realeza, não escolheu um castelo de ouro - ainda que fosse pouco pra tão grande realeza, escolheu palhas, não verdes e bonitas, mais secas. Irmãos, que tamanha pobreza e radicalidade do amor de Deus por nós, veio nos libertar da servidão de escravos, fazendo brilhar uma grande luz, pra que aprendêssemos a servir como escravos de amor!

   
Que neste natal, ouçamos esta voz que ressoa no silêncio da manjedoura - Dê-se a mim, como eu me dei a vós - Não aquela servidão de rezar trezentas orações com a maior pressa e correria do mundo, mais de em cada palavra, de em cada frase, dar-se a Jesus, saber que ele nós ouve e que quer estar conosco! Eis a luz que brilhou, pra nós libertar da miséria de um coração marcado pela fé de cumprir preceitos, mas, que nosso coração fosse marcado pelo amor e pela entrega. 

   Jesus quis ser carregado pelos braços da Virgem Maria e de São José, por isto, recomendo todos vós, a poderosa intercessão da Virgem Maria e ao Patrono da Santa Igreja, São José. Para que possamos chegar aos braços de Cristo, através dos braços onde ele mesmo quis estar.

A todos, desejo um Feliz Natal!

Dado e passado em Roma, na sede deste vicariato geral, no dia do Natal do Senhor, do ano jubilar de dois mil e vinte e cinco.

 Samuel Henrique Card. dos Santos
Vigário Geral

Postagem Anterior Próxima Postagem