(Cf. Jo 1, 1)
Após um momento de silêncio:
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
℣.: O Senhor esteja convosco.
Pres: Podes dizer-me se ele está apto a exercer o ofício de coroinha nesta Diocese?
Coordenador ou Sacerdote: Sim. Após o período de preparação exigido para exercer tal ministério, posso afirmar que ele está aptos a desempenhar os serviços de coroinha, pois demonstrou, neste período de preparação, consciência e maturidade, dedicação e zelo pela Eucaristia e demais serviços da comunidade.
O Sacerdote dirigindo-se aos candidatos interroga-os:
Pres: Caríssimo filho, tem consciência do que está pedindo?
Candidato(s): Sim, tenho!
Pres: E o que pedis a Igreja?
Candidato(s): Quero ingressar no grupo de Coroinhas e desempenhar com dedicação e amor os serviços do altar e demais atividades desta comunidade.
Pres: Antes de conceder-vos o ingresso, diante de Deus e do seu povo aqui reunido, eu vos pergunto: Quereis assumir o ofício de coroinha movidos pelo desejo sincero de servir à Igreja de Deus?
Candidato(s): Quero.
Pres: Quereis desempenhar com o máximo cuidado e reverência os serviços do altar, obedecendo às determinações desta Arquidiocese e seguindo as orientações dos seus superiores?
Candidato(s): Quero.
Coordenador ou Sacerdote: Aproximem-se com a Veste do novo coroinha, para serem abençoadas.
Os responsáveis pelas Veste se dirigem próximo ao presbitério para a benção das túnicas.
BENÇÃO DAS VESTES
Ass: Ele está no meio de nós
Ass: Amém.
Após a benção, os novos Coroinhas se vestem enquanto o ministério de música canta uma música adequada.
Pres: Façais agora a oração de compromisso.
Os candidatos em pé estendem a mão direita.
Candidato(s): Senhor Jesus Cristo, sei que estais presente no Santíssimo Sacramento do Altar e agora diante de Vós, quero firmar meu compromisso de vos servir com amor, obediência e fidelidade. Faço propósito de me esforçar para fazer o bem e em tudo ser obediente. Isso tudo espero com a Vossa graça e proteção e com o auxílio e intercessão da Virgem Maria.
Pres: Deus nos chama a cada um pessoalmente pelo nome. Como chamou Abraão, nos chama pelos nossos valores, e a assim como São Tarcísio a Igreja necessita de nossos serviços, pois a vocação é um chamado à alegria, por isso eu os acolho em nome da Diocese de Roma. Que me foi confiada. E nesta autoridade que me foi constituída pela Igreja eu os autorizo a realizar o Ministério de Coroinha, servindo ao altar e os abençoo em nome do Pai do Filho † e do Espírito Santo.
Pres: De joelho, faça agora vossa consagração.
Coroinhas: Ó majestade divina, ajoelhado, aos pés do altar onde irei cumprir minha função como Coroinha, venho agradecer este distinto favor, de ser aceito neste sublime ministério. Ciente de que, nem mesmo os anjos são dignos de se aproximar de Vós, quero estar sempre na vossa Divina Presença, com o mais profundo respeito. Quero servir a Jesus Cristo, na pessoa do seu sacerdote. Quero servir a Igreja, na revelação dos sinais manifestados, sobretudo, no santo sacrifício da Missa. Quero edificar os fiéis com meu respeito diante do altar, com meu comportamento dentro e fora da igreja. Faço propósito de ser obediente ao regulamento dos Coroinhas, por minha caridade fraterna e pela pureza de corpo e alma. Com firme confiança, invoco a Virgem Gloriosa Rainha do Céu e da terra.
Os novos coroinhas se levantam e vão para seus lugares.
Pres.: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
℟.: O amor de Cristo nos uniu.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
COMUNHÃO
O povo responde:
℟.: Ele está no meio de nós.
℟.: Amém.
Então o sacerdote beija o altar em sinal de veneração, como no início. Feita a devida reverência, retira-se com os ministros.