Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Novena de Natal - 9° Dia

  



 NOVENA DE NATAL

2022


9° Dia da Novena de Natal

(Diocese de Roma)


RITOS INICIAIS 

(O Presidente da celebração juntamente com a equipe de celebração entram enquanto canta-se um canto apropriado chegando ao altar e feita a devida reverência ao altar SEM o beijar dirigi-se ao local de onde irá presidir essa novena)

Pres:  Hoje é o dia da Noite Feliz. Amanhã é Natal! Chegamos ao fim da nossa Novena de Natal. É o momento da celebração. A Virgem dará à luz ao Filho de Deus e Lhe porá o nome de Jesus. Hoje, é um dia de ação de graças, porque celebramos, nesta noite, o maior mistério da nossa fé, que é o fato de o Filho Unigênito de Deus Todo-poderoso e Eterno ter assumido nossa natureza humana e ser feito um de nós. Hoje, celebramos o centro da história, Deus em meio a nós, dando-nos a alegria e a paz com Sua presença e Seu amor.Nesta Noite Santa, quando os anjos cantam a fidelidade do Senhor que nasceu em Belém, que esse canto que ecoa na história encha de alegria e paz o coração de cada um de nós que estamos aqui, e que nossa família, nesta noite, sinta a presença de Deus em nosso meio.

Oração Inicial

Pres: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ass: Amém!

Pres: Maria, Virgem Grávida, Mulher de Deus, Virgem do ‘sim’ fecundo, Tu, que fecundaste ao Verbo de Deus e O levaste em Teu seio durante nove meses, sentindo-O palpitar e crescer dentro de Ti, experimentando Sua presença e sendo transformada por Ele. Nestes dias que antecedem ao nascimento de Teu Filho, nós queremos acompanhar-Te, queremos estar contigo para aprender de Ti a levar Deus no coração e deixarmo-nos transformar por Sua presença. Maria, Virgem Grávida, nós Te pedimos que, ao acompanhar-Te, sejas Tu quem interceda por cada um de nós, para que possamos celebrar o Natal cheios da presença de Teu Filho em nossa vida. Maria, Virgem Mãe, mulher da espera confiada, pede por nós, para que, neste Natal, todos possamos ficar mais perto de seu Filho e, assim, sermos capazes de recomeçar, de perdoar e sermos perdoados, de voltar a amar, e sermos curados interiormente para celebrar e viver a vida de Deus em nós. Maria, Virgem do ‘sim’ e da realização, Virgem Mãe do silêncio eloquente, ajuda-nos a celebrar este Natal, tendo Teu Filho como centro de nossa vida. Maria, pede por nós agora e sempre

Pres: Que assim seja!”

Ass: Amém 

MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

Liturgia da Palavra

ALELUIA ALELUIA ALELUIA

ALELUIA ALELUIA ALELUIA

(Enquanto canta-se o presidente ou algum padre ou diácono que participa da novena dirigi-se ao ambão e proclama o evangelho)

Enquanto isso, o diácono que vai proclamar o Evangelho, inclinando-se diante do sacerdote, pede a bênção em voz baixa:
Diác: Dá-me a tua bênção.

O sacerdote diz em voz baixa:
Pres: O Senhor esteja em teu coração e em teus lábios para que possas anunciar dignamente o seu Evangelho: em nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo.
O diácono responde:
Diác: Amém.

Se não houver diácono, o sacerdote, inclinado diante do altar, reza em silêncio;
Pres: Ó Deus todo-poderoso, purificai-me o coração e os lábios, para que eu anuncie dignamente o vosso santo Evangelho.

12. O diácono ou o sacerdote dirige-se ao ambão, acompanhado, se for oportuno, pelos ministros com o incenso e as velas, e diz:
Diác ou Sac: O Senhor esteja convosco.
O povo responde:
Ass: Ele está no meio de nós.
     
O diácono, ou o sacerdote, fazendo o sinal da cruz no livro e, depois, na fronte, na boca e no peito, diz:

Diác ou Sac: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas


Pres: Naquele tempo, 1Aconteceu que, naqueles dias, César Augusto publicou um decreto, ordenando o recensea­mento de toda a terra. 2Este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria.3Todos iam registrar-se cada um na sua cidade natal. 4Por ser da família e descendência de Davi, José subiu da cidade de Nazaré, na Galileia, até a cidade de Davi, chamada Belém, na Judeia, 5para registrar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. 6Enquanto estavam em Belém, completaram-se os dias para o parto, 7e Maria deu à luz o seu filho primogênito. Ela o enfaixou e o colocou na manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria. 8Naquela região havia pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do seu rebanho.9Um anjo do Senhor apareceu aos pastores, a glória do Senhor os envolveu em luz, e eles ficaram com muito medo. 10O anjo, porém, disse aos pastores: "Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, que o será para todo o povo: 11Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vós um Salvador, que é o Cristo Senhor. 12Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura". 13E, de repente, juntou-se ao anjo uma multidão da coorte celeste. Cantavam louvores a Deus, dizendo: 14"Glória a Deus no mais alto dos céus, e paz na terra aos homens por ele amados".
Terminado o Evangelho, o diácono ou o sacerdote diz:
Diác ou Sac: Palavra da Salvação.
O povo aclama:
Ass: Glória a vós, Senhor. 

REFLEXÃO DO EVANGELHO
(O Presidente da Celebração faz a reflexão do Evangelho proclamado.)

Oração

Pres:  Senhor, é hoje a Noite Feliz. Hoje, todos estamos contentes. Há muito movimento, muitos preparativos, há ambiente de festa. Tanto os que creem em Ti quanto os que não creem, hoje, celebram o Natal.
Em algumas casas nascerás, e em outras haverá apenas árvores com luzes, mas igualmente Tu estarás aí. Hoje, é Noite Feliz, e nós que cremos em Ti celebramos o Teu nascimento. Hoje, é um dia do qual não podemos nos esquecer, porque é a manifestação mais plena e eloquente de que Tu és um Deus amigo, alguém presente em nossa vida, que se interessa por nós, que nos ama com amor infinito, até querer ser um de nós. Hoje, é o dia por excelência, pois Tu vieste nos dar vida com Tua vida, com Teu nascimento nos devolveu a vida de Deus.
Hoje, Senhor, celebramos Tua fidelidade e Teu amor sem limites, e é por isso que São João nos diz: “Tanto Deus amou o mundo, que nos enviou Seu próprio filho”. Sim, Senhor, hoje é a festa do amor e da fidelidade, é a Tua festa, porque Tu nos deste a vida vindo viver nossa vida. Obrigado, Senhor!


Oração Final da Novena

Pres: Menino Jesus, o Deus vivo e verdadeiro, o Todo-poderoso e Eterno, que assumiu nossa natureza para se fazer um de nós, que quiseste compartilhar nossa vida para nos redimir. Tu que quiseste experimentar o calor de um abraço, a ternura de um beijo de uma mãe, os braços fortes de um pai, que quiseste ser cuidado por uma mãe.Não há Deus igual a Ti, que se empenhe em estar junto de nós. Tu és o Emanuel, o Deus conosco, que nasceste para dar a vida. Conceda-nos que, nesta Noite Santa, cada família sinta Tua paz e Tua alegria. Que sintamos o gozo que sentiram os pastores, que cada um tenha a paz de Tua Mãe, que todos experimentamos o gozo do céu que se sentiu na terra.Que, nesta Noite Santa, Tu, Menino Jesus, no dia de Seu aniversário, dê-nos a Tua bênção e fique para sempre em nossa casa. Hoje e sempre, enche-nos de bênçãos.

Um feliz e Santo Natal!

Pres:Que assim seja.

Ass: Amém 

BENÇÃO FINAL


141. Se necessário, façam-se breves comunicações ao povo.

142. Segue-se o rito de despedida. O sacerdote, abrindo os braços, saúda o povo:
Pres: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.

O sacerdote ou diácono diz:
Sac ou Diác: Inclinai-vos para receber a bênção.

O sacerdote abençoa o povo, dizendo:
Pres: Abençoe-vos o Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
Ass: Amém.

Postagem Anterior Próxima Postagem