NOVENA DE NATAL
2022
5° Dia da Novena de Natal
(Diocese de Roma)
RITOS INICIAIS
(O Presidente da celebração juntamente com a equipe de celebração entram enquanto canta-se um canto apropriado chegando ao altar e feita a devida reverência ao altar SEM o beijar dirigi-se ao local de onde irá presidir essa novena)
Pres: O quinto dia de preparação da Novena de Natal está centrado na pessoa de Maria, em Sua atitude, docilidade e abertura à ação de Deus Diante da manifestação do Senhor, a Virgem soube responder e corresponder ao projeto de Deus para Ela. Vendo a disposição e abertura de Maria, que cada um veja também como está respondendo ao Pai em sua vida e, assim, nestes dias que antecedem ao Natal, possamos nos preparar interiormente para o nascimento do Senhor em meio a nós.
Oração Inicial
Pres: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ass: Amém!
Pres: Maria, Virgem Grávida, Mulher de Deus, Virgem do ‘sim’ fecundo, Tu, que fecundaste ao Verbo de Deus e O levaste em Teu seio durante nove meses, sentindo-O palpitar e crescer dentro de Ti, experimentando Sua presença e sendo transformada por Ele. Nestes dias que antecedem ao nascimento de Teu Filho, nós queremos acompanhar-Te, queremos estar contigo para aprender de Ti a levar Deus no coração e deixarmo-nos transformar por Sua presença. Maria, Virgem Grávida, nós Te pedimos que, ao acompanhar-Te, sejas Tu quem interceda por cada um de nós, para que possamos celebrar o Natal cheios da presença de Teu Filho em nossa vida. Maria, Virgem Mãe, mulher da espera confiada, pede por nós, para que, neste Natal, todos possamos ficar mais perto de seu Filho e, assim, sermos capazes de recomeçar, de perdoar e sermos perdoados, de voltar a amar, e sermos curados interiormente para celebrar e viver a vida de Deus em nós. Maria, Virgem do ‘sim’ e da realização, Virgem Mãe do silêncio eloquente, ajuda-nos a celebrar este Natal, tendo Teu Filho como centro de nossa vida. Maria, pede por nós agora e sempre
Pres: Que assim seja!”
Ass: Amém
MEDITAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS
Liturgia da Palavra
ALELUIA ALELUIA ALELUIA
ALELUIA ALELUIA ALELUIA
(Enquanto canta-se o presidente ou algum padre ou diácono que participa da novena dirigi-se ao ambão e proclama o evangelho)
O sacerdote diz em voz baixa:
O diácono responde:
Diác ou Sac: O Senhor esteja convosco.
O diácono, ou o sacerdote, fazendo o sinal da cruz no livro e, depois, na fronte, na boca e no peito, diz:
Oração Final da Novena
Pres: Maria, minha Mãe, Tu que soubeste responder ao Senhor, que lhe abriste o coração para que fizesse em Ti a Sua obra, para que Te enchesse de Seu Espírito Santo e Te transformastes interiormente, para ser instrumento d’Ele, para que seu Filho viesse ao mundo; pedimos a Tua intercessão por nós e que possa pedir ao Senhor para também nos transformar interiormente, para que nós saibamos dizer-lhe: “Sim, faça-se em mim segundo tua Palavra”. Maria, ajuda-nos a ter Teus sentimentos, ajuda-nos a confiar sempre no Senhor, a desejarmos ser inundados por Sua presença, pelo Seu Espírito Santo. Maria, pede por nós e ensina-nos a deixar nossa vida nas mãos de Teu Filho; e que Ele nos faça instrumentos dóceis de Sua presença para os demais. Maria, que, assim como Tu, sempre digamos ao Teu Filho: “Sim, faça-se em mim segundo tua Palavra”.
Pres:Que assim seja.
Ass: Amém
BENÇÃO FINAL
