RITOS INICIAIS
ACOLHIDA
Min - Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Amém.
Min - O Senhor, que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo, esteja conosco.
T - Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
ATO PENITENCIAL
Min - Irmãos e irmãs, reconheçamos nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. pausa
Confessemos os nossos pecados:
Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor. Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna. Amém.
ORAÇÃO DO DIA
(Pode ser precedida por motivações ou preces espontâneas, como por exemplo)
Min - Irmãos e irmãs neste momento coloquemos no altar do Senhor todas as intenções de louvor, de ação de graça, de súplica e as demais intenções que trazemos em nossos corações.
Considerai, ó Deus, com bondade o fervor do vosso povo. E, enquanto mortificamos o corpo, sejamos espiritualmente fortalecidos pelos frutos das boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
RITO DA PALAVRA
Primeira Leitura (Jn 3, 1-10)
Leitura da Profecia de Jonas
1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”.
3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”.
5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza.7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas.
9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Salmo Responsorial (Sl 50)
℟. Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa! ℟.
— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! ℟.
— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido! ℟.
Evangelho (Lc 11, 29-32)
℣. O Senhor esteja convosco.
℟. Ele está no meio de nós.
℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠segundo Lucas
℟. Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.
30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão.
32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
RITO DE LOUVOR
(Momento principal de ação de graças, onde a comunidade reunida bendiz ao Senhor pela sua grande glória)
OFERTÓRIO
Canto de Ofertório
ORAÇÃO
Min - Irmãos: Agradecidos, elevemos nossos louvores ao Pai. Com braço forte Ele conduziu seu povo e continua, com a luz de seu Espírito, a acompanhar a Igreja peregrina neste mundo.
T - Bendito e louvado seja Deus, Pai que tanto amor demonstra a todos nós.
Min - O Senhor esteja conosco.
Ele está no meio de nós.
Min - Elevemos ao Senhor nosso louvor.
T - É nossa alegria e salvação.
Min - Nós vós damos graças, ó Pai, por toda a vossa criação e por tudo o que fizestes no meio de nós, por intermédio de Jesus Cristo, vosso Filho e nosso irmão, que nos destes como imagem viva do vosso amor e de vossa bondade.
T - Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
Min - Envie sobre nós, aqui reunidos, o vosso Espírito e dai a esta terra que nos sustentauma nova face. Que haja paz em nossas famílias e cresça em nossa comunidade a alegria de sermos vossos por Cristo, nosso Senhor.
T - Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
Min-Pela Palavra do Evangelho de vosso Filho, fazei que as Igrejas do mundo inteiro caminhem na unidade com o Papa Francisco e sejam sinais da presença do Cristo ressuscitado. Tornai esta comunidade cada vez mais sinal de vossa bondade e unida na caminhada com a Diocese sob a orientação do nosso Bispo ....
T - Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
Min - Lembrai-vos, ó Pai, dos nossos irmãos e irmãs que morreram na paz de Cristo...(lembrar os falecidos da comunidade), e de todos os falecidos, cuja fé só vós conhecestes; acolhei-os junto a vós, na luz da vossa infinita misericórdia.
T - Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
Min - Ó Deus, criador do céu e da terra, os nossos louvores e as nossas preces cheguem a vós pelas mãos daquele que é nosso único mediador, Jesus Cristo, nosso Senhor.
T- Amém.
RITO DA COMUNHÃO EUCARÍSTICA
ORAÇÃO DO PAI-NOSSO
Min - Antes de participarmos do banquete da Eucaristia, sinal de reconciliação e vínculo de união fraterna, rezemos, juntos, como o Senhor nos ensinou:
T- Pai Nosso...
RITO DA PAZ
Min - Irmãos: Comungar é o modo de realizar o encontro de salvação com Cristo, de participar plenamente de sua morte e de sua vida. E uma vez que comemos junto à mesa do Senhor, é justo que nos perdoemos e exprimamos, com a saudação da paz, o nosso amor de irmãos.
Min - A paz do Senhor esteja sempre conosco.
T- O amor de Cristo nos uniu.
COMUNHÃO (Todos de joelhos ou conforme costume)
Min - Graças e louvores se dêem a todo o momento. (3X)
T- Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.
Min - Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
T-Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
(Breve silêncio)
Min - Oremos: Senhor todo-poderoso, criastes todas as coisas e nos destes alimentos que nos sustentam, concedei-nos crescer na vida espiritual pelo pão da vida que vamos receber. Por Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
T - Amém.
(O ministro toma a hóstia e, elevando-a, diz em voz alta voltado para a assembléia)
Min - Irmãos e irmãs, participemos da comunhão do Corpo do Senhor em profunda unidade com nossos irmãos que, neste dia, tomam parte da Celebração Eucarística, memorial vivo da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O Corpo de Cristo será nosso alimento.
Min - Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
T - Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).
CANTO DE COMUNHÃO
ORAÇÃO
Min - Senhor nosso Deus, que não cessais de nos alimentar com os vossos sacramentos, concedei que esta refeição nos alcance a vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
T- Amém.
BÊNÇÃO FINAL
Min - O Senhor esteja conosco!
T - Ele está no meio de nós.
Min - Abençoe-nos o Deus todo-poderoso, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T - Amém!
Min - A alegria do Senhor seja a nossa força; vamos em paz e o Senhor nos acompanhe.
Graças a Deus.
CANTO FINAL