RITOS INICIAIS
CANTO
ACOLHIDA
Min - Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Amém.
Min - O Senhor, que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo, esteja conosco.
T - Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
ATO PENITENCIAL
Min - Irmãos e irmãs, reconheçamos nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. pausa
Confessemos os nossos pecados:
Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna. Amém.
Oração do dia
Ó Deus, que renovais o mundo com admiráveis sacramentos, fazei a vossa Igreja caminhar segundo vossa vontade, sem que jamais lhe faltem, neste mundo, os auxílios de que necessita. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Primeira Leitura (Is 65, 17-21)
Leitura do Livro do Profeta Isaías
Assim fala o Senhor: 17“Eis que eu criarei novos céus e nova terra, coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória. 18Ao contrário, haverá alegria e exultação sem fim em razão das coisas que eu vou criar; farei de Jerusalém a cidade da exultação e um povo cheio de alegria.
19Eu também exulto com Jerusalém e alegro-me com o meu povo; ali nunca mais se ouvirá a voz do pranto e o grito de dor. 20Ali não haverá crianças condenadas a poucos dias de vida nem anciãos que não completem seus dias. Será considerado jovem quem morrer aos cem anos; e quem não alcançar cem anos, passará por maldito. 21Construirão casas para nelas morar, plantarão vinhas para comer seus frutos”.
— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.
Salmo Responsorial (Sl 29)
℟. Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!
— Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, e não deixastes rir de mim meus inimigos! Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava já morrendo! ℟.
— Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graças e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria. ℟.
— Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos! ℟.
Evangelho (Jo 4, 43-54)
℣. O Senhor esteja convosco.
℟. Ele está no meio de nós.
℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠segundo João
℟. Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado a água em vinho.
Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora.
51Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Homilia
RITO DE LOUVOR
(Momento principal de ação de graças, onde a comunidade reunida bendiz ao Senhor pela sua grande glória)
OFERTÓRIO
Canto de Ofertório
ORAÇÃO
Min - Irmãos: Agradecidos, elevemos nossos louvores ao Pai. Com braço forte Ele conduziu seu povo e continua, com a luz de seu Espírito, a acompanhar a Igreja peregrina neste mundo.
T - Bendito e louvado seja Deus, Pai que tanto amor demonstra a todos nós.
Min - O Senhor esteja conosco.
Ele está no meio de nós.
Min - Elevemos ao Senhor nosso louvor.
T - É nossa alegria e salvação.
Min - Nós vós damos graças, ó Pai, por toda a vossa criação e por tudo o que fizestes no meio de nós, por intermédio de Jesus Cristo, vosso Filho e nosso irmão, que nos destes como imagem viva do vosso amor e de vossa bondade.
T - Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
Min - Envie sobre nós, aqui reunidos, o vosso Espírito e dai a esta terra que nos sustentauma nova face. Que haja paz em nossas famílias e cresça em nossa comunidade a alegria de sermos vossos por Cristo, nosso Senhor.
T - Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
Min-Pela Palavra do Evangelho de vosso Filho, fazei que as Igrejas do mundo inteiro caminhem na unidade com o Papa Francisco e sejam sinais da presença do Cristo ressuscitado. Tornai esta comunidade cada vez mais sinal de vossa bondade e unida na caminhada com a Diocese sob a orientação do nosso Bispo ....
T - Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
Min - Lembrai-vos, ó Pai, dos nossos irmãos e irmãs que morreram na paz de Cristo...(lembrar os falecidos da comunidade), e de todos os falecidos, cuja fé só vós conhecestes; acolhei-os junto a vós, na luz da vossa infinita misericórdia.
T - Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!
Min - Ó Deus, criador do céu e da terra, os nossos louvores e as nossas preces cheguem a vós pelas mãos daquele que é nosso único mediador, Jesus Cristo, nosso Senhor.
T- Amém.
RITO DA COMUNHÃO EUCARÍSTICA
ORAÇÃO DO PAI-NOSSO
Min - Antes de participarmos do banquete da Eucaristia, sinal de reconciliação e vínculo de união fraterna, rezemos, juntos, como o Senhor nos ensinou:
T- Pai Nosso...
RITO DA PAZ
Min - Irmãos: Comungar é o modo de realizar o encontro de salvação com Cristo, de participar plenamente de sua morte e de sua vida. E uma vez que comemos junto à mesa do Senhor, é justo que nos perdoemos e exprimamos, com a saudação da paz, o nosso amor de irmãos.
Min - A paz do Senhor esteja sempre conosco.
T- O amor de Cristo nos uniu.
Min - Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
T - Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).
Oração de Comunhão Espiritual
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo eu do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós”
CANTO DE COMUNHÃO
ORAÇÃO
Depois da Comunhão
Ó Deus, nós vos pedimos que vosso sacramento nos santifique, dando-nos uma vida nova e levando-nos à eterna salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
RITOS FINAIS
Avisos da comunidade;
Parabéns aos aniversariantes.
BÊNÇÃO FINAL
Min - O Senhor esteja conosco!
T - Ele está no meio de nós.
Min - Abençoe-nos o Deus todo-poderoso, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T - Amém!
Min - A alegria do Senhor seja a nossa força; vamos em paz e o Senhor nos acompanhe.
Graças a Deus.
CANTO FINAL
