Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Celebração da Palavra - 5° Dia da Novena de São José

 


RITOS INICIAIS

CANTO

ACOLHIDA

Min - Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Amém.

Min - O Senhor, que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo, esteja conosco.
T - Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

ATO PENITENCIAL

Min - Irmãos e irmãs, reconheçamos nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. pausa

Confessemos os nossos pecados:
Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor. 

Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza a vida eterna. Amém.

Oração do dia

Deus, que para remédio e salvação nossa nos ordenais a prática da mortificação, concedei que possamos evitar todo pecado e cumprir de coração os mandamentos do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

RITO DA PALAVRA

Primeira Leitura (Dn 9, 4b-10)
Leitura da Profecia de Daniel

4b“Eu te suplico, Senhor, Deus grande e terrível, que preservas a aliança e a benevolência aos que te amam e cumprem teus mandamentos; 5temos pecado, temos praticado a injustiça e a impiedade, temos sido rebeldes, afastando-nos de teus mandamentos e de tua lei; 6não temos prestado ouvidos a teus servos, os profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis e príncipes, a nossos antepassados e a todo o povo do país.

7A ti, Senhor, convém a justiça; e a nós, hoje, resta-nos ter vergonha no rosto: seja ao homem de Judá, aos habitantes de Jerusalém e a todo Israel, seja aos que moram perto e aos que moram longe, de todos os países, para onde os escorraçaste por causa das infidelidades cometidas contra ti.

8A nós, Senhor, resta-nos ter vergonha no rosto: a nossos reis e príncipes, e a nossos antepassados, pois que pecamos contra ti; 9mas a ti, Senhor, nosso Deus, cabe misericórdia e perdão, pois nos temos rebelado contra ti, 10e não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, indicando-nos o caminho de sua lei, que nos propôs mediante seus servos, os profetas”.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Salmo Responsorial (Sl 78)
℟. O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.

— Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo. ℟.

— Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados! ℟.

— Até vós chegue o gemido dos cativos: libertai com vosso braço poderoso os que foram condenados a morrer! ℟.

— Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, celebraremos vosso nome para sempre, de geração em geração vos louvaremos. ℟.

Evangelho (Lc 6, 36-38)


℣. O Senhor esteja convosco.
℟. Ele está no meio de nós.

℣. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo ✠segundo Lucas 
℟. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

HOMILIA

RITO DE LOUVOR
(Momento principal de ação de graças, onde a comunidade reunida bendiz ao Senhor pela sua grande glória)

OFERTÓRIO
Canto de Ofertório

ORAÇÃO
Min - Irmãos: Agradecidos, elevemos nossos louvores ao Pai. Com braço forte Ele conduziu seu povo e continua, com a luz de seu Espírito, a acompanhar a Igreja peregrina neste mundo.
T - Bendito e louvado seja Deus, Pai que tanto amor demonstra a todos nós.

Min - O Senhor esteja conosco.
Ele está no meio de nós.

Min - Elevemos ao Senhor nosso louvor.
T - É nossa alegria e salvação.

Min - Nós vós damos graças, ó Pai, por toda a vossa criação e por tudo o que fizestes no meio de nós, por intermédio de Jesus Cristo, vosso Filho e nosso irmão, que nos destes como imagem viva do vosso amor e de vossa bondade.
T - Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!

Min - Envie sobre nós, aqui reunidos, o vosso Espírito e dai a esta  terra que nos sustentauma nova face. Que haja paz em nossas famílias e cresça em nossa comunidade a alegria de sermos vossos por Cristo, nosso Senhor.
T - Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!

Min-Pela Palavra do Evangelho de vosso Filho, fazei que as Igrejas do mundo inteiro caminhem na unidade com o Papa Francisco e sejam sinais da presença do Cristo ressuscitado. Tornai esta comunidade cada vez mais sinal de vossa bondade e unida na caminhada com a Diocese sob a orientação do nosso Bispo ....
T - Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!

Min - Lembrai-vos, ó Pai, dos nossos irmãos e irmãs que morreram na paz de Cristo...(lembrar os falecidos da comunidade), e de todos os falecidos, cuja fé só vós conhecestes; acolhei-os junto a vós, na luz da vossa infinita misericórdia.
T - Por nós fez maravilhas, louvemos o Senhor!

Min - Ó Deus, criador do céu e da terra, os nossos louvores e as nossas preces cheguem a vós pelas mãos daquele que é nosso único mediador, Jesus Cristo, nosso Senhor.
T- Amém.

RITO DA PAZ

Min - Irmãos: Comungar é o modo de realizar o encontro de salvação com Cristo, de participar plenamente de sua morte e de sua vida. E uma vez que comemos junto à mesa do Senhor, é justo que nos perdoemos e exprimamos, com a saudação da paz, o nosso amor de irmãos.

Min - A paz do Senhor esteja sempre conosco.
T- O amor de Cristo nos uniu.

Min - Irmãos e irmãs, participemos da comunhão do Corpo do Senhor em profunda unidade com nossos irmãos que, neste dia, tomam parte da Celebração Eucarística, memorial vivo da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O Corpo de Cristo será nosso alimento.

Min - Felizes os convidados para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
T - Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo(a).

Oração de Comunhão Espiritual

“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo eu do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós”

Depois da Comunhão

Ó Deus, que esta comunhão nos purifique do pecado e nos faça participar da celeste alegria. Por Cristo, nosso Senhor.

BÊNÇÃO FINAL

Min - O Senhor esteja conosco!
T - Ele está no meio de nós.

Min - Abençoe-nos o Deus todo-poderoso, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
T - Amém!

Min - A alegria do Senhor seja a nossa força; vamos em paz e o Senhor nos acompanhe.
Graças a Deus.

CANTO FINAL



Postagem Anterior Próxima Postagem